24 de agosto de 2017

“Não podemos ser dependentes de um poder centralizado excessivo”, diz senadora Ana Amélia na posse da Anape

OAB-72

Parlamentar participou de solenidade e defendeu a revisão do atual sistema federativo brasileiro

A senadora Ana Amélia, do Rio Grande do Sul, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Anape, na noite desta 3ª feira (6/6), e defendeu uma revisão no sistema federativo brasileiro.

Segundo ela, o modelo brasileiro é excessivamente centralizado, tem falhas e precisa ser repensado. Falando aos procuradores dos Estados e do Distrito Federal, a senadora afirmou que a reforma da federação é tão importante quanto as reformas política e fiscal.

“A situação que alguns Estados se impuseram devido à crise financeira, como o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, entre outros, impõem a necessidade de uma nova reflexão sobre o tema. Nós não podemos ficar eternamente dependentes de um poder centralizado excessivo, isso não é democrático, não é o que queremos”, declarou Ana Amélia. “Precisamos pensar seriamente, quando superada essa crise atual, numa federação mais justa e democrática. Esses são os desafios que vocês têm pela frente”, disse aos procuradores presentes.

A senadora defendeu o respeito à Constituição Federal como a única saída aceitável para a crise pela qual o país passa. “A Constituição, com seus defeitos e acertos, é o único caminho que temos para resolver os nossos problemas. Hoje, por pior que seja a composição atual do Congresso, a via democrática é a única saída que temos para qualquer crise institucional. Não podemos tolerar atalhos na Constituição, pois ela deve ser respeitada”, alertou Ana Amélia.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.