17 de novembro de 2018

Nota de falecimento - Agesandro da Costa Pereira

É com imensa tristeza que a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) lamenta a perda de Agesandro da Costa Pereira, ex-presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES). Procurador do Estado aposentado e pai da Diretora Administrativa e Financeira da Anape, Santuzza da Costa Pereira, Agesandro estava com 88 anos e faleceu em um hospital da capital capixaba na madrugada desta segunda-feira (28), vítima de complicações de um quadro de pneumonia.

Líder histórico da política local, o advogado foi figura importante enquanto esteve à frente da OAB no estado. Junto a alguns membros da sociedade civil capixaba, criou o movimento de resistência conhecido como “Reage Espírito Santo”, pelo qual denunciou que as instituições governamentais e órgãos dos poderes locais estavam contaminados pela corrupção, o que colocava em risco não só a segurança dos advogados, mas de toda a sociedade capixaba.

Por conta da luta contra o crime organizado e defesa dos direitos humanos, em 2008 foi condecorado pela OAB com a Medalha Rui Barbosa, mais alta honraria da advocacia brasileira.

O presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, lamentou a perda de Agesandro. “O doutor Agesandro é um exemplo a ser seguido por todos nós ao atuar com ética, retidão e compromisso com a advocacia. Ele sempre objetivou a construção de uma sociedade melhor. É uma perda inestimável para o Brasil. Deixo aqui, em nome da Anape, minha homenagem e também condolências aos familiares e amigos”.

O velório de Agesandro da Costa Pereira está sendo realizado na sede da OAB/ES, no Centro de Vitória. O enterro acontecerá a partir das 16 horas, no Cemitério Jardim da Paz, na Serra.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.