23 de Março de 2019

Procuradora Nazareth Araújo é eleita Vice-Governadora do Acre

Integrante da Chapa do governador reeleito do Acre, Tião Viana (PT), a Procuradora do Estado Nazareth Mello Araújo Lambert (PT) foi eleita Vice-Governadora. 

Nazareth Araújo é Procuradora do Estado há quase 20 anos, exerceu a função de Procuradora-Geral do Estado e faz parte da Diretoria da Associação dos Procuradores do Estado do Acre (APEAC).

Na apresentação da pré-candidatura de Nazareth Araújo, o Governador Tião Viana teceu comentários elogiosos aos Procuradores do Estado, enaltecendo a qualidade técnica dos membros da PGE/AC e afirmando que são fundamentais para que o Estado continue existindo e possa realizar suas funções.

Os Senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana também destacaram a importância da PGE/AC. “A Procuradoria nos ajudou a governar. Ela está no DNA da boa administração pública”, afirmou Diniz.

Nazareth dedicou sua candidatura às mulheres e à memória de seu pai, José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre, cassado pela ditadura militar.

A ANAPE está em júbilo por saber que a experiência da colega como instrumento jurídico de viabilização das políticas públicas a conduziu a assumir importante posto no Poder Executivo e rende homenagem ao sucesso e competência de Nazareth.

“Nazareth Araújo foi uma das primeiras procuradoras-gerais a implantar o planejamento estratégico no campo dos serviços jurídicos dos estados e do DF, iniciativa copiada em todo o país em razão do sucesso na qualidade dos serviços prestados ao Estado do Acre. A estrela solitária do Norte do Brasil conta agora com uma competente gestora e jurista no alto comando do Estado. Estamos orgulhosos com a ascenção política de membros das nossa carreira que seguem os passo do Vice-Presidente da República reeleito, Michel Temer”, festeja o presidente da Anape, Marcello Terto.

HISTÓRICO

Nazareth Araújo é graduada em Direito pela Universidade de Brasília, pós-graduada em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco e em Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas. Tomou posse como Procuradora do Estado em 9 de dezembro de 1994, tendo exercido, de 1999 a 2004, a função de Procuradora-Chefe da Procuradoria Administrativa. Em 2004, foi a responsável pela implantação da Corregedoria-Geral da PGE/AC, função eletiva que ocupou até o fim de 2006. Procuradora-Geral do Estado do Acre, entre 2007 e 2010, Nazareth Araújo se destacou pelo trabalho isento, pela valorização da Instituição e da carreira de Procurador do Estado e por uma gestão participativa, o que a levou a ser convidada a concorrer, no ano de 2010, a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Não chegou a ser eleita, mas teve boa votação e fez uma campanha muito bem recebida pela população. Desde 2011 ocupa a SubChefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, ao lado de outra Procuradora, Márcia Regina, atual Chefe da Casa Civil, fundamentais para a aprovação do PCCR que reformulou e valorizou a carreira de servidores da PGE/AC, bem como da última lei que contemplou a carreira de Procurador do Estado, incluindo a previsão de ocupação da função de Subchefe privativamente por Procuradores. Além das credenciais profissionais, Nazareth Araújo carrega a descendência de José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre, que governou de 1º de março de 1963 a 8 de maio de 1964, quando teve o mandato cassado pelo Regime Militar. O governador cassado veio a falecer sete anos depois, no Rio de Janeiro.

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.