• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Anape participa do 23º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Representada pela presidente do Conselho Deliberativo, Sanny Japiassú, a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal estará presente no 23º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública – III Diálogos Interdisciplinares “Letras & Direito”. O tradicional evento ocorre em São Paulo, no auditório do SINDIPROESP, entre os dias 27 e 29 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail secretaria.ibap@gmail.com ou pelo telefone (11)3104-2819.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Advocacia Pública e pela Escola dos Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, com apoio da Anape, o congresso reunirá magistrados, professores, operadores do Direito e Procuradores dos Estados do Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Paraná.

Sob o mote “Direito e Letras”, a programação traz palestras, roda de conversa com os contistas premiados no I Prêmio Mary Shelley, entregue pela Revista PUB Diálogos Interdisciplinares, seis painéis e lançamentos de livros. “O tema central congrega tanto a área de Literatura como a de Linguística”, explica o presidente da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil e organizador do evento, Guilherme Purvin.

Na avaliação de Sanny Japiassú, é um prazer participar do congresso, dessa vez, representando a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF. Ela integrou a comissão organizadora da 14ª edição, realizada em 2010 na capital paraibana, João Pessoa. “Quero reforçar que é um evento tradicional e importantíssimo, que trata questões atuais e tem uma excelente qualidade”, ressaltou a Procuradora do Estado da Paraíba, que presidirá o painel Estado, Advocacia Pública e Literatura.

Programação

Realizado desde 1996, o congresso será aberto com palestra do Procurador do Estado de SP e sócio fundador do IBAP, Guilherme José Purvin de Figueiredo. Ele abordará as relações entre o Direito, a Advocacia Pública e a Literatura. Na ocasião, também será realizada a homenagem ao Procurador aposentado do Estado do Rio de Janeiro e professor de Direito Ambiental da PUC-Rio, Fernando Walcacer. A honraria vem reconhecer seus estudos e palestras sobre temas como Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Urbanismo.

Para o evento, foram convidados advogados públicos de todo o país, magistrados federais e estaduais, além do renomado escritor inglês Richard Kerridge, de diversos professores de Teoria Literária e de Linguística da USP e do jornalista Ricardo Alexino (ECA-USP), que integrará a mesa sobre “Jornalismo e direito à informação”.

A programação será encerrada com o lançamento da coletânea de contos premiados no I Prêmio Mary Shelley, intitulada “Brasil 2029 – Contos Góticos e Pós-Apocalípticos”, do romance “Um poema para Bárbara”, da desembargadora federal Mônica Sifuentes e do novo livro de contos de Guilherme Purvin, “Sambas & Polonaises.

Organizado pelo Procurador do Estado de São Paulo Guilherme José Purvin de Figueiredo e pela desembargadora Federal no TRF da 3ª. Região Inês Virgínia Prado Soares, o 23º Congresso Brasileiro de Advocacia Pública também tem apoio da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB), da Associação para o Estudo da Literatura e Meio Ambiente do Brasil (ASLE-Brasil), do Instituto O Direito por um Planeta Verde, da PGE-SP e do Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo (SINDIPROESP).

Confira a programação completa: