• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Anape prestigia solenidade em comemoração aos 25 anos da instituição da carreira de Procurador do Estado do TO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Com presença de autoridades representantes dos três poderes, a Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins promoveu, nesta sexta-feira (30), uma cerimônia para celebrar os 25 anos da institucionalização da carreira de Procurador do Estado. A Anape, representada pelo presidente, Telmo Lemos Filho, prestigiou o evento, que ocorreu no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e também comemorou a criação da primeira associação representativa da categoria – Aproeto

“Trouxe aos colegas do Tocantins o abraço de todos os Procuradores dos Estados do Brasil nessa data tão importante, que marca a institucionalização da carreira”, afirmou Telmo Lemos Filho. Na oportunidade, ele ministrou a palestra de encerramento da solenidade “O Procurador do Estado na estrutura institucional brasileira. A conformação jurídica da escolha democrática”.

A realização do primeiro concurso para o cargo em 1994 é o marco da celebração. São 30 anos de atuação da PGE, porém 25 de carreira institucionalizada. “É um momento de celebrar a preservação das prerrogativas da classe e os avanços institucionais que tivemos ao longo dos anos. É um momento único, solene, e a presença da Anape só aumentou a envergadura dessa ocasião. A Anape sempre foi presente nas nossas vidas e, sempre que convidada a vir ao Tocantins, esteve presente”, destacou o presidente da Aproeto, Rodrigo Santos.

Durante o evento, Santos também ressaltou a mais recente conquista da classe, com a homologação do concurso para a PGE. O intenso trabalho de articulação entre a associação estadual, a PGE e o Governo do Estado resultou na ratificação do certame, que permitirá o ingresso de 20 novos procuradores para o quadro de ativos.

A cerimônia contou com a participação do Procurador-Geral do Estado, Nivair Vieira Borges, e do Município de Palmas, Mauro José Ribas, do Secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, da deputada estadual, Cláudia Lélis (PV) e de Procuradores do Estado do Tocantins. No sábado, (31) será realizado o jantar comemorativo para os associados.

Entrevista – No início da tarde, o presidente da Anape também deu entrevista ao programa O Povo na TV, do SBT Tocantins. Ao lado do presidente da Aproeto, eles falaram da importância do Procurador do Estado na defesa do erário público e dos 25 anos de defesa das prerrogativas da carreira no estado.