• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Encontro Estadual dos Procuradores do Estado do RS é marcado por edição histórica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Na primeira transmissão online em quase 30 anos, evento contou com a participação

de autoridades e convidados especiais

A exemplo de outros eventos, a 29ª edição do Encontro Estadual dos Procuradores do Estado do RS teve de se adaptar às restrições geradas pela pandemia da Covid-19. Em vez de adiar o encontro para 2021, a Associação dos Procuradores do Estado do RS (APERGS) decidiu inovar com o uso da tecnologia e o resultado foi histórico. Além de ter sido muito elogiada pela categoria, a programação dos dias 28 e 29 de agosto contou com a participação do governador Eduardo Leite, do professor Clóvis de Barros Filho, do cineasta Jorge Furtado e com live shows que mantiveram o mesmo clima dos tradicionais encontros presenciais.

Na abertura, o presidente da APERGS destacou os desafios da categoria e o trabalho intenso durante a pandemia. “A advocacia pública é essencial ao Estado e às pessoas. Neste momento complexo, em que a qualidade dos serviços estatais tem feito a diferença na vida das pessoas, demonstramos ainda mais nossa relevância”, afirmou Carlos Henrique Kaipper, ao lembrar o aniversário de 54 anos da Associação, comemorado na última semana.

O governador Eduardo Leite fez um agradecimento à Procuradoria-Geral do Estado do RS e reconheceu a importância do trabalho realizado pela classe e os bons resultados obtidos na defesa do Estado. “Os procuradores têm forte participação nas medidas que tomamos para sustentar o Modelo de Distanciamento Controlado e estão sendo essenciais na articulação com prefeitos e outros órgãos. Dessa forma, as regras estabelecidas são respeitadas e passam a valer na ponta”, disse o chefe do Executivo, que, pelo segundo ano, participou do encontro.

O Procurador-Geral do Estado do RS, Eduardo Cunha da Costa, destacou a atuação dos procuradores no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas voltadas aos interesses da sociedade gaúcha. “A instituição da advocacia pública tem uma função essencial e é a justiça mais democrática de todas”, destacou. O evento também contou com a participação da Diretora da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (ANAPE), Daniele Lerípio, e da secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Barth, entre outras autoridades.

Atrações

O primeiro dia foi marcado pela palestra do professor, Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho. Com o tema “Novos Tempos em Transformação”, o painelista destacou os valores da vida em um cenário de pandemia, inspirando e provocando a reflexão dos participantes. Na sequência, o cantor Wander Wildner contou a história dos seus maiores sucessos durante a live show que encerrou as atividades de sexta-feira.

Já no sábado, outro convidado muito especial participou do Encontro Estadual. O cineasta, diretor e roteirista Jorge Furtado conversou sobre cinema e cultura, abordando a necessidade de manter a conexão com a arte neste momento de isolamento. Nesse mesmo dia, foi realizada uma oficina para o público infantil, seguindo o clima de evento em família. O show de encerramento ficou a cargo do músico Tonho Crocco.

Instagram

Notícias Relacionadas

Saiu no Twitter