• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Inscrições abertas para o 1º Prêmio APERGS de Direitos Humanos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Instituído de maneira inédita pela Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul, o Prêmio APERGS de Direitos Humanos Procurador Jacques Alfonsin acaba de ser lançado. Os trabalhos práticos e acadêmicos podem ser inscritos até o dia 19 de maio. A iniciativa visa reconhecer e incentivar ações na defesa, implementação e aprimoramento de políticas no campo dos Direitos Humanos.

Serão duas modalidades: experiências e práticas em direitos humanos e monografias, ambas com o tema Direitos Humanos e questões étnico raciais. Os reconhecimentos serão em dinheiro, certificado, placa, menção honrosa e/ou participação gratuita nos eventos promovidos pela Associação — conforme a classificação que os trabalhos selecionados receberem da Comissão Julgadora em cada modalidade.

O intuito é divulgar ações individuais ou coletivas, bem como produções textuais científicas. “Em meio a um cenário de terrível pandemia, há mais luzes do que trevas, há mais respeito do que indiferença, sendo imprescindível dar eco a tudo que sinalize para a esperança na vida e na humanidade”, destaca a coordenadora do Departamento de Direitos Humanos da APERGS, Flávia Reis.

Além de fomentar a reflexão, o debate e a difusão da cultura sobre esse tema, o Prêmio presta uma homenagem ao Procurador do Estado Jacques Távora Alfonsin – que, em toda a sua vida profissional e acadêmica, lutou pela defesa e promoção dos direitos humanos.

O Procurador Marcelo Ferreira Costa, integrante Departamento de Direitos Humanos da APERGS e de uma das Comissões Julgadoras, destaca que se trata de uma oportunidade de reconhecer tanto práticas atemporais como aquelas que surgiram durante a pandemia. “Existem muitos projetos nessa área que merecem ser reconhecidos, justamente para estimular que outros ocorram e o tema esteja em debate permanente na sociedade”, diz.

Já o Presidente da APERGS reforça que com a iniciativa a Associação também cumpre o papel de promover a defesa dos direitos humanos. “É com muito orgulho que, enquanto Associação, também estamos contribuindo com esta pauta”, finaliza Carlos Henrique Kaipper.

A premiação conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia Pública (ESAPERGS). O edital completo pode ser conferido no site apergs.org.br.

Atuação

Os membros da Diretoria de Direitos Humanos da APERGS também integram o Instituto de Acesso à Justiça (IAJ), a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS) e a Frente Gaúcha pelo Desencarceramento.

 

Com informações Ascom/APERGS

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

Notícias Relacionadas

Saiu no Twitter