• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Anape participa do Seminário de Finanças dos Entes Subnacionais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

O presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, o 1º vice-presidente, Bruno Hazan, e o diretor Administrativo e Financeiro Adjunto, Marcelo Mendes, estiveram presentes no Seminário de Finanças dos Entes Subnacionais, realizado pelo Tesouro Nacional, nesta quarta-feira (14). O evento ocorreu no Auditório do Ministério da Economia e contou com a participação do Secretário Especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior, e do Secretário do TN, Mansueto Almeida.

O seminário apresentou os resultados do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais – 2019, que traz dados e análises sobre as contas dos estados e municípios, bem como as notas para a Capacidade de Pagamento (Capag) dos entes. O documento aponta que, em linhas gerais, apesar de três anos consecutivos de intensa deterioração financeira, em 2018, a situação teve leve melhora. Entretanto, foi de forma muito desigual entre os Entes, com alguns aprimorando suas finanças, enquanto outros agravaram suas dificuldades financeiras.

A programação contou ainda com debates sobre temas como federalismo fiscal e descentralização de receitas, controle da despesa com pessoal, endividamento, previdência estadual e riscos para a União. As palestras foram ministradas por Felipe Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Claudio Hamilton, técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA, e Paulo Medas, chefe adjunto de divisão no Departamento de Assuntos Fiscais do FMI.