• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Conquista: novos Procuradores são empossados no Amapá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

O presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, e o secretário-geral, Sérgio Oliva Reis, prestigiaram, nesta segunda-feira (20), a posse de cinco novos Procuradores do Estado do Amapá. A solenidade ocorreu em Macapá, na sede do governo, Palácio do Setentrião, e contou com a presença do Governador, Waldez Góes, do Procurador-Geral, Narson Galeno, e de representes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A demanda por um novo concurso era antiga e a atuação da Associação dos Procuradores do Estado do Amapá e da Anape foram imprescindíveis para as melhorias na Procuradoria-Geral do Estado. Esse foi o segundo certame realizado na história amapaense para o cargo, o primeiro ocorreu em 2006.

“A APEAP e a ANAPE participaram hoje do ato que concretiza o resultado de uma luta conjunta das duas entidades: o fortalecimento da PGE-AP. Desde o início dos debates para a realização do segundo concurso da história da advocacia pública amapaense, a ANAPE foi determinante, inclusive com a visita do Presidente Telmo [Lemos Filho] ao Governador do Amapá, conduzindo o pleito da categoria e o acompanhamento de todas as fases do certame”, destacou o presidente da APEAP e Subprocurador-Geral Adjunto do Estado, Diego Bonilla.

Segundo ele, os novos procuradores e os antigos integrantes da carreira somarão esforços para o desenvolvimento da atividade consultiva e de novas práticas conciliatórias, sempre com o aproveitamento de experiências exitosas das PGE’s de outras unidades da federação.

“Neste ponto, a visita dos Procuradores do Estado do Pará Ângelo Carrascosa e Sérgio Oliva Reis representará mais que o ministério de um treinamento, mas o compartilhamento de novas ferramentas para a solução de antigos problemas locais. Hoje, agradeço especialmente ao Presidente Telmo, que, ao longo de seu mandato, contribuiu para a consolidação de nossa Procuradoria”, completou Bonilla.

Na avaliação de Telmo Lemos Filho, foi uma grande conquista que se concretizou. “Esse foi o segundo concurso da história do Amapá, Estado que teve a última Procuradoria-Geral a ser instalada no Brasil. A atuação da APEAP foi fundamental para que tivéssemos o dia de hoje, com a posse dos novos colegas. Para a Anape, é um momento importante, quando tivemos a oportunidade de reafirmar o nosso compromisso de defender as prerrogativas da categoria juntamente com cada associação estadual”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Pará, Angelo Carrascosa, também prestigiou a cerimônia de posse.