• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

III Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais reúne mais de 200 participantes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Com Assessoria de Imprensa da APEG

A solenidade de abertura do III Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais reunindo mais de 200 participantes no auditório do Castro’s Park Hotel, em Goiânia, contou com a participação do coral Cidade da Arte que brindou os mais de 200 participantes do evento com a interpretação de três canções regionais.

A cerimônia foi prestigiada pela direção da ANAPE, com a presença do Presidente Marcello Terto, do 1º Vice-Presidente, Telmo Lemos Filho, da Diretora de Comunicação e Relações Institucionais, Fabiana Azevedo da Cunha Barth e da presidente do Conselho Deliberativo, santuzza da Costa Pereira.

29_04_2015_18_45_38

Após a presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG), Valentina Jungmann, dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos os participantes, destacou a importância do evento neste momento de arrocho pelo qual passa o país.

Na sequencia, o Presidente da ANAPE, Marcello Terto, ressaltou o papel da classe em encontrar soluções criativas em situações de dificuldades e arrocho financeiro.

Já o Procurador-Geral do Estado, Alexandre Tocantins, representando o Governador Marconi Perillo, reconheceu a atuação de Valentina á frente da APEG parabenizando-a pelo êxito do mandato e a importância da interlocução institucional para o desenvolvimento econômico dos estados.

A palestra de abertura coube a secretária de Estado da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, que abordou a importância do ajuste fiscal. “O ajuste fiscal é o obstáculo que temos que passar para chegar à base do equilíbrio fiscal, às condições financeiras que vão nos permitir trabalhar um projeto muito maior. É necessário que se tenha equilíbrio fiscal. As finanças são a base da confiança, da eficiência, da qualidade de gastos, a base de uma série de critérios e condições”, afirmou.

O professor da faculdade de Direito da USP, Fernando Scaff, por sua vez, abordou a guerra fiscal e analisou a polêmica em torno do tema e as consequências para a sociedade civil.

29_04_2015_18_47_24

A última palestra da manhã foi realizada pelo presidente da APESP, Caio Guzzardi, que traçou um panorama e expectativas dos projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre a questão da desjudicialização da execução fiscal e o papel relevante da Advocacia Pública. “É importante ressaltar a necessidade da autonomia da advocacia pública para que seja feita a cobrança administrativa com a isenção necessária”, disse.

No período vespertino do primeiro dia foi reservado para a realização simultânea de quatro oficinas técnicas. O tema “Integração entre PGEs, MP e as secretarias de Fazenda e Segurança pública” foi debatido pelo Diretor de Filiação e Convênios da ANAPE, Cláudio Cairo, e a Presidente da APES, Santuzza da Costa Pereira, sob a coordenação da Procuradora de Goiás Michelle Pinheiro.

29_04_2015_18_52_21

A procuradora do Estado de Goiás Cláudia Regina Cessel presidiu a oficina “Tributação e caracterização de grupos econômicos na esfera administrativa”, que teve como coordernadores o auditor do fisco da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, Fábio Yudi Kawassaki, e o procurador do Estado de Goiás Roberto Fernandes do Amaral.

A terceira oficina discutiu o  tema “IPVA: mecanismos para a identificação do sujeito passivo e domicílio tributário” sob a coordenação da Procuradora Denise Guimarães e a análise dos Procuradores Juliano Heinen, do Rio Grandeo do Sul e Fábio Capel, do Distrito Federal.

089

Por fim, a coordenação da oficina “O impacto do processo eletrônico na advocacia pública”, contou com participação do gerente de relacionamento da Sistema Integrado de Gestão (Softplan), Rodrigo Santos, e do responsável pela implementação do Processo Judicial Digital (Projudi), Paulo de Almeida Valente, sob a coordenação do Presidente eleito da APEG, Tomaz Aquino.

Os trabalhos serão retomados nesta quinta-feira às 9 horas.