• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Presidente da Anape recebe Comenda Oswaldo Vergara, da OAB/RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Para celebrar os 192 anos da criação das primeiras Faculdades de Direito do País, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio Grande do Sul, realizou a Sessão Magna em comemoração ao Dia da Advocacia. No evento, ocorrido na sexta-feira (09), no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, o presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, foi agraciado com a Comenda Oswaldo Vergara, mais importante distinção conferida pela OAB/RS aos advogados e advogadas que prestaram serviços notáveis à classe profissional.

Durante a cerimônia, também foi concedido o título de Advogado Emérito a Claudio Lamachia, foi realizada a diplomação de jubilação aos profissionais com pelo menos 70 anos de idade e 30 anos ou mais de exercício da advocacia, e a prestação de compromisso de 60 novos e novas profissionais.

As condecorações foram entregues pela diretoria da seccional gaúcha, composta pelo presidente, Ricardo Ferreira Breier, pelo vice-presidente, Jorge Luiz Dias Fara, pela secretária-geral, Regina Adylles Endler Guimarães, pela secretária-geral adjunta e diretora de Filiação e Convênios da Anape, Fabiana Azevedo da Cunha Barth, e o tesoureiro, André Luis Sonntag. “Nada mais justo do que homenagear o nosso colega, grande advogado público Telmo Lemos Filho, presidente da Anape. Certamente, homenageando-o homenageia-se toda a Advocacia Pública Estadual brasileira. Foi uma honra para mim, enquanto diretora da OAB/RS, poder estar nesse momento e fazer a entrega dessa honraria ao nosso presidente, Telmo Lemos Filho”, ressaltou Fabiana Barth.

“Fiquei muito feliz com o reconhecimento vindo do Rio Grande do Sul, minha casa, a casa onde cumpro a minha atividade profissional. E tomo a Comenda como reconhecimento ao trabalho que desenvolvi junto a todos os colegas advogados, em especial, os Procuradores do Estado,” destacou Telmo Lemos Filho.

O ex-presidente nacional da OAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia, primeiro gaúcho com atuação profissional no Rio Grande do Sul a assumir o comando do Conselho Federal da OAB (2016-2019), após fazer história nas suas duas gestões na seccional do estado, entre os anos de 2007 a 2012, recebeu o título de Advogado Emérito.

O presidente da seccional do RS, Ricardo Breier, fez referência aos três tempos presentes na Sessão Magna: “Esse é o ato mais emotivo que temos na seccional gaúcha. Aqui estão presentes: o passado, com os nossos jubilados; o presente, com os homenageados com a Comenda; e o futuro, com os novos advogados”, destacou.

*com informações da OAB/RS