• (61) 3224-4205
  • (61) 3963-7515

Reunião do Fonacate define diretrizes para atuação na defesa dos servidores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

O 1º vice-presidente da Anape, Bruno Hazan, esteve presente na assembleia-geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado, realizada em Brasília, nessa terça-feira (08). O centro do debate foi a discussão das estratégias para a atuação da entidade na busca pela preservação dos direitos dos servidores públicos.

Um dos temas discutidos foi a proposta de Reforma Administrativa, que segue sendo gestada no Executivo nacional. Embora não haja um texto definido, informações divulgadas pela imprensa apontam em direção a uma proposta que retira direito dos servidores. Os membros do Fonacate estudam estratégias para promover o debate da matéria demonstrando a importância dos servidores e a necessidade da manutenção do atual regramento para o bom exercício da função pública e da prestação do serviço público à sociedade.

O 1º vice-presidente da Anape destacou a necessidade de uma nova abordagem sobre os direitos dos servidores em contraposição ao discurso recorrente contrário às carreiras. “Nesse momento, precisamos saber o que devemos fazer de diferente. É a hora de mudar. É a hora de construir uma estratégia que destaque a importância dos servidores para toda a sociedade”, afirmou Bruno Hazan.

Outro assunto em debate foi a convocação das carreiras para a participação no Ato Público em homenagem ao Dia do Servidor, que será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no próximo dia 15 de outubro, a partir das 9h. O evento é promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e marcará o lançamento da publicação “Reforma Administrativa do Governo Federal: contornos, mitos e alternativas”.

O documento traça um panorama dos desafios a serem enfrentados caso as mudanças na Administração Pública sejam aprovadas e os pontos que devem ser observados por todos nesse processo.

Ao final do encontro, os dirigentes fizeram um balanço das atividades realizadas durante a tramitação da Reforma da Previdência – PEC 06/2019 e PEC paralela (133/2019).