Em alusão ao mês em que se comemora a luta e resistência e dos povos indígenas do Brasil, a Diretoria de Direitos Humanos da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) realizará, em 17 de abril, às 17h, uma live com o tema “Povos originários do Brasil e a atuação da advocacia pública”. A transmissão será ao vivo pelas páginas do Instagram e YouTube da associação.
A ação contará com a participação do escritor e ativista, pertencente ao povo Mebengokré, Edson Kayapó, que abordará os povos indígenas: histórias de direitos violados; do procurador do Estado do Amapá Henrique Holanda, trazendo a nova dimensão na política pública de educação na contratação de professores para escolas indígenas; e da procuradora do Estado do Pará, com atuação na Secretaria de Povos Indígenas do estado, Roberta Carvalho, com o assunto Consulta prévia dos povos indígenas na construção de políticas públicas.
A apresentação e direção serão realizadas pelas procuradoras do Estado da Bahia, Cristiane Guimarães, diretora de Direitos Humanos da Anape, e Cléia Costa, diretora-adjunta.
*Saiba mais sobre os participantes:*
1) Edson Kayapó
Edson Kayapó, pertencente ao povo Mebengokré, nascido no estado do Amapá. É doutor em Educação pela PUC-SP, graduado em História pela UFMG, com pós-graduação Lato Sensu em História e Historiografia da Amazônia pela Universidade Federal do Amapá. É escritor premiado pela Cátedra de Literatura da UNESCO, vencedor do Prêmio Tamoios pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Infanto-Juvenil (obra coletiva). É professor de História Indígena na Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal da Bahia, curador de arte e membro do Parlamento indígena do Brasil.
2) Carlos Henrique Medeiros Holanda - Procurador do Estado do Amapá
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2015. Possui Pós-graduação em Direito Previdenciário. Iniciou sua carreira profissional em 2016, atuando na advocacia com foco em causas previdenciárias e de competência dos juizados especiais cíveis. Em 2021, tomou posse no cargo de Técnico Judiciário- Área Judiciária no Tribunal de Justiça do Ceará, permanecendo neste cargo até a data da posse como Procurador do Estado do Amapá em 2024.
3) Roberta Carvalho da Silva - Procuradora do Estado do Pará, com atuação na Secretaria de Povos Indígenas do Estado do Pará.