A Associação dos Procuradores do Estado do Amapá - APEAP - promoveu, na última semana, o III Congresso de Advogados Públicos do Amapá. Coordenado pelo chefe do Centro de Estudos Jurídicos, Diego Bonilla, e pelo presidente da APEAP, Narson Galeno, o evento buscou aproximar os advogados públicos da comunidade acadêmica e da sociedade.
Durante os três dias de evento, as palestras abordaram vários temas importantes para o Direito Público, dentre eles a Democracia e a Participação Popular, a Transparência e o sistema brasileiro anticorrupção.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades, dentre elas o deputado federal Luiz Carlos (PSDB/AP), que foi um dos vIce-presidentes da Comissão Especial responsável pelo exame do mérito da PEC 82, na Câmara dos Deputados.
O presidente da ANAPE, Marcello Terto, foi um dos convidados e recebeu a comenda honorífica "Mérito do Setentrião". Terto agradeceu a homenagem em nome dos colegas de todo o país, os verdadeiros responsáveis pelos avanços que a carreira alcançou ao longo da sua história. "Foram caminhos tortuosos nesse caminhar. Todos nós conhecemos como foi doloroso o parto da PGEAP, a caçula das PGEs. Como foi difícil! Mas superamos o sentimento de apropriação privada de uma função de Estado e especial à Justiça que ainda temos de defender todos os dias contra tentativas de violação das prerrogativas indispensáveis ao seu fiel desempenho. A autonomia com certeza garantirá estabilidade maior à atuação naturalmente independente do Procurador do Estado, tanto na perspectiva da garantia da probidade como no do fortalecimento da gestão pública, hoje criminalizada", concluiu.
Narson Galeno agradeceu a presença de Terto no evento e lembrou a disposição permanente do presidente da ANAPE para apoiar a luta pelo crescimento e defesa da PGEAP.
Terto ainda visitou a nova sede da PGEAP, ocasião em que teve reunião com os colegas e esclareceu sobre os avanços e dificuldades enfrentadas pela carreira em todo o país. "O caminho é a autonomia e a gestão eficiente dos nossos serviços", garantiu.