A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE) anunciou os resultados de sua pesquisa abrangente intitulada "Saúde dos Procuradores". O estudo teve como objetivo mapear os níveis de saúde e qualidade de vida dos procuradores ativos e aposentados, abordando aspectos psicossociais e profissionais, além de avaliar a saúde física e mental dos membros da carreira.
Os resultados da pesquisa apontaram para um cenário preocupante em relação à saúde dos procuradores em todo o país. O aumento das queixas de sobrecarga de trabalho, lapsos e perdas processuais tem sido frequente e, em muitos casos, tem levado a Processos Administrativos-Disciplinares. Além disso, tem havido uma crescente demanda por aposentadorias, afastamentos e licenças devido a transtornos de saúde, indicando que o volume excessivo de trabalho e a instabilidade no Setor Público e no Poder Judiciário podem estar afetando negativamente a saúde desses profissionais.
A pesquisa, que contou com a participação de 485 procuradores ativos e aposentados entre novembro de 2022 e abril de 2023, identificou algumas recomendações para melhorar a saúde e a qualidade de vida desses profissionais. Entre elas, está a instalação de um Núcleo de Atenção à Saúde Integral em cada Procuradoria, visando a implementação de programas de promoção, prevenção e acompanhamento da saúde e bem-estar dos procuradores e servidores. Além disso, a pesquisa apontou a necessidade de contratação de mais servidores de apoio e suporte administrativo, considerando a natureza digital e virtual do trabalho realizado pelos procuradores.
Outras recomendações incluem a criação de um Comitê de Inclusão, a realização de campanhas permanentes de conscientização sobre diversidade e minorias, o incentivo ao ingresso dos procuradores em programas de mestrado e doutorado, e a implantação urgente de um Programa de Vida Saudável para combater o sobrepeso entre os associados.
A ANAPE, munida de dados científicos e objetivos provenientes desta pesquisa, espera que essas recomendações possam ser implementadas pelas Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal, resultando em melhorias significativas na saúde e qualidade de vida dos procuradores e contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
A pesquisa "Saúde dos Procuradores" conduzida pela Comissão da ANAPE foi composta pela Dra Cristiane Santana Guimarães, Diretora de Direitos Humanos, Patrícia Ulson Werner, Diretora da ESNAP e Marcos Gustavo de Sá, Procurador do DF, e contou com a assessoria do Psicólogo Cristiano Costa.
- CLIQUE AQUI e confira a apresentação
- Associados da ANAPE podem ter acesso ao Diagnóstico completo na INTRANET (requer login), por meio deste LINK