Notícias

Anape lança primeiro diagnóstico das PGEs e PGDF na próxima 3ª feira (9/5)

Diretores da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape) se reuniram nesta terça (2/5) para preparar a versão final do “Relatório Geral das Procuradorias-Gerais e dos Procuradores dos Estados e do DF", que será lançado na próxima 3ª feira.
A Anape idealizou a pesquisa com o objetivo de levantar dados jurídicos, administrativos e demográficos referentes às duas dimensões. O encontro aconteceu na sede da entidade.
O relatório foi o primeiro levantamento produzido exclusivamente com procuradores estaduais e respectivas instituições. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line e, nos seis meses em que ficou disponível para acesso, contou com a participação de 797 procuradores respondentes.
O presidente da Anape, Marcello Terto e Silva, afirma que o documento é um dos principais projetos da atual gestão. "Ele tem como meta servir de importante base de dados para programas que permitam identificar padrões corporativos e institucionais e as carências estruturais que as PGEs e a PGDF precisam superar para atenderem com mais eficiência às suas responsabilidades constitucionais e estratégicas", declara.
Os dados coletados revelaram tendências e informações relativas, por exemplo, às condições de trabalho nas Procuradorias-Gerais e ao perfil demográfico da categoria. Além disso, o documento também conta com a opinião dos integrantes da carreira a respeito da atuação das entidades associativas e dos serviços oferecidos por elas.
O 1º vice-presidente da Anape, Telmo Lemos Filho, reforça a relevância do levantamento para uma avaliação mais aprofundada da categoria e dos órgãos em que esses profissionais atuam. “O diagnóstico apresentado nessa reunião é um documento muito importante para que se tenha a visão das PGEs e da carreira de procurador dos Estados e do DF. Certamente será um instrumento valioso para o planejamento das ações da Anape”, avalia Telmo.
Já o diretor de filiação e convênios da Anape, Cláudio Cairo, aponta que a pesquisa conta com análises por diversos aspectos e alcançou, em média, 20% do público interno da Anape.
"Fizemos uma discussão detalhada sobre o diagnóstico da carreira de procurador do Estado, como preparação para a apresentação ao Conselho Deliberativo na próxima semana. O diagnóstico tem várias dimensões e precisa ser planejado em relação à organização dos dados de divulgação dos resultados e direcionamento das consequências do trabalho", explica.
A pesquisa contou com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CNPGE) e foi executada pelo instituto de psicologia clínica e organizacional Psych.
O coordenador-executivo da pesquisa, Cristiano Costa, conta que hoje é possível observar no país um momento singular que exige “planejamento e a execução de iniciativas racionais para o fortalecimento de carreiras públicas”. Ainda segundo ele, o servidor público e as organizações às quais se vinculam experimentam um aumento nas exigências e expectativas por parte da sociedade e, por isso, a realização do levantamento permitiu a observância de alguns aspectos relacionados a essas novas demandas.
“O alcance desse reconhecimento depende da capacidade de produção de um mapa metodologicamente consistente, que identifique e apresente as percepções e significados compartilhados no ambiente, neste caso, pelos procuradores de Estado no Brasil. Afinal de contas, o desempenho das suas atividades não se dá no vazio. O compromisso com a missão pública aos quais foram designados é também uma resultante do conhecimento sobre as contingências e contextos que interferem em seu trabalho”, explica.
Além dos citados, também estiveram presentes o diretor administrativo e financeiro da entidade, Helder de Araújo, e o presidente da Associação dos Procuradores do Distrito Federal (APDF), Carlos Augusto Valenza.

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br