O diretor de assuntos legislativos da Anape, Marcelo de Sá Mendes, representou a entidade na segunda edição do projeto "Diálogos Congresso em Foco", que aconteceu nesta sexta-feira (24) no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). O projeto, que conta com o apoio da Anape, reúne representantes de segmentos sociais, de associações de classe, além de também ser aberto a membros da sociedade civil.
O objetivo do evento realizado foi possibilitar que os participantes apresentassem alternativas para solucionar problemas políticos, econômicos e sociais do país. O fórum também promoveu debates e a troca de ideias a respeito de temas como o papel da advocacia pública, a independência do Judiciário, as políticas fiscais, o combate à corrupção e ao desemprego, entre outros.
Diálogos 2
O Diálogos 2 compilou sugestões recebidas na primeira edição do projeto e pela internet. Cada uma delas foi distribuída entre as categorias "Estado e agentes públicos", "Estado e sociedade" e "gestão econômica". As propostas foram dispostas no auditório do local e puderam ser votadas pelos participantes, que também tinham a opção de incluir novas.
A sugestão que teve maior adesão no campo da gestão econômica foi relativa à realização de auditorias da dívida pública. Já na categoria "Estado e agentes públicos", a mais votada dizia respeito à regulamentação do lobby, com a criação de leis que fiscalizem a prática de modo geral. Por fim, as propostas de políticas com foco no campo social versaram sobre a democratização dos meios de comunicação de massa e sobre a garantia de igualdade para a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros).
As sugestões mais votadas de cada categoria serão compiladas em um documento e encaminhadas aos representantes políticos da população.
A Anape é uma das associações parceiras do evento, que também contou com a participação de economistas, médicos, membros da sociedade civil, além de representantes de entidades como a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), entre outras.