Notícias

ANAPE participa de reunião em defesa do Exame de Ordem a convite da OAB/GO e parlamentares goianos

Convidada pela OAB-GO, a direção da ANAPE, representada pelo Presidente, Marcello Terto, e o 1º Vice-Presidente, Telmo Lemos Filho, participou, na quinta-feira (26/03), em Brasília, de encontro com parlamentares federais em defesa da manutenção do Exame da Ordem dos Advogados.
Segundo o presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, esta questão preocupa toda a categoria, já que o Exame de Ordem é o único filtro capaz de assegurar que os bacharéis em direito estão qualificados a exercerem a função. “A preocupação é com o número de instituições de ensino que oferecem o curso de direito e com a qualidade deste ensino. Não podemos deixar a sociedade a mercê de profissionais sem qualificação”, afirma Enil.
Para o secretário-geral da OAB Nacional, Cláudio Pereira de Souza Neto,  o Exame de Ordem garante que o profissional de direito tenha condições efetivas de representar o cidadão. “Quando procura a Justiça, o cidadão está defendendo alguns de seus bens mais importantes, a guarda dos filhos ou a sua liberdade, por exemplo,  e deve ser defendido com competência pelo profissional da advocacia. O Exame é a garantia dessa eficiência”, disse o secretário-geral.
Para o deputado federal Alexandre Baldy, a OAB tem total legitimidade para buscar a manutenção do Exame de Ordem. “Ele é, sem dúvida, a ferramenta para que se consiga manter a qualidade do serviço prestado pelo advogado”, comentou. O parlamentar lembrou que o número de alunos com acesso às instituições de ensino superior tem aumentado muito e que, por isso, não há condições de se avaliar a qualificação dos bacharéis em Direito em todo o Brasil. “O exame é fundamental para manter o nível mínimo de conhecimento. A OAB pode contar com meu apoio neste caso”, afirmou o deputado federal.
Também para deputado federal Roberto Balestra, a exigência deve ser mantida. “Sou advogado e já fiz o Exame. Entendo que é uma forma de selecionar a quantidade de advogados que existe no Brasil. Para lutar pelo direito, ou falar em nome do direito de alguém, é preciso ter conhecimento profundo e o Exame de Ordem força o advogado a estudar e se aprimorar”, comentou.
Na oportunidade, Terto destacou aos presentes que o Exame de Ordem garante a qualidade mínima necessária para exercer a advocacia. “É uma função essencial à Justiça, tanto que o Supremo Tribunal Federal (STF), em razão dessa relevância, confirmou sua constitucionalidade."
Participaram do encontro, além do anfitrião, presidente da OAB/GO, Enil Henrique Filho, o secretário-geral da OAB Nacional, Cláudio Pereira de Souza Neto,  o secretário-geral da OAB/GO, Júlio Meirelles, o vice-presidente da OAB/GO, Antônio Carlos, e os parlamentares convidados, deputados federais Alexandre Baldy (PSDB), Marcos Abrão (PPS) e  Roberto Balestra (PP).

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br