O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes participarão do 43º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal. O evento será realizado em São Paulo, de 11 a 14 de setembro. Neste ano, o tema do encontro será “Reflexões e Desafios da Advocacia Pública para a Superação da Crise do País e para o Fortalecimento da Democracia”.
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Telmo Filho, "as presenças do ministro Alexandre de Moraes e do ex-presidente Fernando Henrique enriquecerão os debates promovidos pelos congressistas".
"O Brasil precisa que os seus agentes públicos, destacadamente os Procuradores de Estado, debatam e construam a superação deste período de crise por que passamos", afirma Telmo Filho.
O ministro Alexandre de Moraes (foto) fará a palestra de abertura, às 9h do dia 12. Alexandre de Moraes abordará o papel da advocacia pública como função essencial à Justiça e à Administração Pública. Fernando Henrique Cardoso, por sua vez, fará a conferência de encerramento, na 4ª feira (13), às 19h.
As conferências do evento nacional serão no Hotel Tivoli Mofarrej. São organizadoras do 43º Congresso Nacional a Anape e a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp). São apoiadores o Governo do Estado de São Paulo e a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.
O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP), Marcos Fabio Nusdeo, destaca também a participação no congresso do professor José Eduardo Faria. "Como profundo estudioso da crise do Estado, ele certamente colocará as perspectivas para sua superação, sobretudo abordando a missão do advogado público", afirmou Nusdeo.
Para o presidente da Apesp, a participação do ministro do STF e do ex-presidente da República mostram a importância do Congresso e o alto nível dos debates que acontecerão durante seus quatro dias de programação. “Esse é o momento em que os procuradores se reúnem para discutir a Advocacia Pública. O ministro Alexandre de Moraes, grande jurista, com certeza trará uma abordagem interessante sobre o papel da advocacia pública e sobre como a carreira pode auxiliar o Brasil a superar a crise que atravessamos atualmente. Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com a sua vasta experiência no cenário do país ao longo de décadas de atuação política, poderá apresentar seu diagnóstico sobre a crise atual e também dar caminhos para sua superação. Esses, e também todos os outros palestrantes, terão muito a passar aos procuradores estaduais que estiverem presentes no 43º Congresso”, disse Marcos Fabio Nusdeo.