O procurador-Geral do Estado do Rio Grande do Norte, Francisco Wilkie, foi eleito presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal, na última reunião realizada em Goiânia, no dia 27 de março.
Esta é a primeira vez que um representante do Nordeste é eleito para dirigir os trabalhos desse colegiado responsável por estabelecer pautas jurídicas convergentes do federalismo horizontal entre os Estados e o Distrito Federal.
“A eleição para a presidência é uma grande responsabilidade e muito me honra. É uma satisfação presidir o Colégio Nacional onde são discutidas as grandes questões do país, onde ocorre uma grande troca de experiência e pode-se acompanhar o que está acontecendo em outros estados para que todos evoluam e cresçam”, declarou Francisco Wilkie.
Para o presidente da Anape, Marcello Terto, o Colégio é também importante fórum para a discussão de avanços institucionais das Procuradorias Gerais dos Estados e do DF. "Acreditamos que a eleição do presidente Wilkie contribuirá para a conclusão dos trabalhos do I Diagnóstico das Procuradorias Gerais dos Estados e do DF. Iniciado na gestão da sua antecessora, Lúcia Léa Guimarães Tavares (RJ), o diagnóstico será importante fonte de dados para a implementação do planejamento estratégicos das PGEs e permitirá a consolidação de avanços e a gestão de resultados dos serviços jurídicos das unidades federadas estaduais e distrital. A habilidade do novo presidente certamente garantirá espaço para o indispensável diálogo com os membros da carreira e será fonte de legitimidade do papel conferido aos dirigentes integrantes do colégio", concluiu.