O presidente da ANAPE, Marcello Terto, esteve em Natal/RN, na sexta-feira, (14/08), oportunidade em que submeteu o questionário do I Diagnóstico das PGEs e PGDF ao Colégio de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF - CNPGEDF.
O diretor de convênios e filiações, Cláudio Cairo Gonçalves, ficou encarregado de explicar as premissas da carta de intenções e cooperação técnica para a validação do projeto.
Na ocasião, o governador Robinson Faria saudou as comitivas de 24 Estados e do DF presentes e destacou que "o papel do Procurador nunca foi tão importante como neste momento atual, oferecendo sugestões, ideias e ajudando a dialogar com os demais poderes". Na presença de representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, Faria afirmou que "só sairemos dessa crise com inteligência e parceria."
A recepção foi organizada pelo presidente do CNPGEDF, Francisco Wilkie Rebouças Júnior, e prestigiada pelo presidente da ASPERN, Nivaldo Brum Vilar Saldanha.
Wilkie fez alusão à Einstein e Guimarães Rosa, para propugnar que o contexto de crise dos entes federados é também de oportunidade de progresso e aperfeiçoamento da gestão pública. "A vida quer da gente é coragem", arrematou.
Terto fez questão de agradecer o espaço oferecido pelo CNPGEDF, relatou as atividades recentes da ANAPE e destacou a importância do colegiado para o crescimento das PGEs e da PGDF. "Com a atuação firme do CNPGEDF, acreditamos que os procuradores terão seu trabalho ainda mais destacado e todos sairemos ainda mais fortes deste período de tormentas", concluiu.