Em solenidade realizada na manhã desta 3ª feira (23/5), no auditório do Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), o presidente da Associação dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Marcello Terto, recebeu homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ).
Terto foi convidado pelo presidente OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, para ser paraninfo na solenidade de entrega das carteiras aos novos advogados aprovados no Exame de Ordem. Na ocasião, Santa Cruz destacou a atuação do homenageado em defesa da advocacia pública e no Conselho Federal da OAB. "Marcello é uma liderança que sempre paramos para escutar atentamente, porque é uma liderança ética, competente, preparada, culta. Sua atuação no Conselho Federal da OAB é motivo de orgulho para a advocacia pública e privada, goiana e brasileira", salientou Felipe.
Em agradecimento aos colegas do Rio de Janeiro, o procurador disse receber a homenagem em nome dos advogados goianos e dos membros da advocacia pública. "Duas coisas justificam tamanha honraria recebida dos advogados e das advogadas do Rio de Janeiro: a generosidade do presidente Felipe Santa Cruz e a grandiosidade da advocacia goiana, pública e privada, que tenho a honra de representar", afirmou.
Como paraninfo, Terto aconselhou os novos advogados a defenderem o protagonismo da advocacia para superar o atual momento de crise.
"Conscientes da tábua de valores éticos que orientam a atuação dos únicos profissionais cujas atribuições encontram assento constitucional , não podemos transigir com as nossas responsabilidades com o Estado Democrático de Direito, nem declinar dos direitos e prerrogativas que nos tornam tão importante quanto quaisquer outros agentes que operam no sistema brasileiro de justiça. Compete a nós valorizar o nosso trabalho, dignificar a nossa profissão, promover a consensualidade e oferecer a segurança jurídica de que tanto o país precisa. Ajudemos a construir uma nova realidade para o Brasil. Sejamos mais audaciosos do que os canalhas que arrasaram o nosso país", declarou.
Além dos citados, também compuseram a mesa o secretário-geral da Anape, Bruno Hazan; o diretor de planejamento da FGV, Cesar Cunha Campos; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Ricardo Couto; o conselheiro federal da OAB-RJ Bruno Dubeux; o assessor da presidência da OAB-RJ Anderson Prezia; e o diretor-tesoureiro da OAB-RJ, Luciano Bandeira.