Parlamentar participou de solenidade e defendeu a revisão do atual sistema federativo brasileiro
A senadora Ana Amélia, do Rio Grande do Sul, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Anape, na noite desta 3ª feira (6/6), e defendeu uma revisão no sistema federativo brasileiro.
Segundo ela, o modelo brasileiro é excessivamente centralizado, tem falhas e precisa ser repensado. Falando aos procuradores dos Estados e do Distrito Federal, a senadora afirmou que a reforma da federação é tão importante quanto as reformas política e fiscal.
“A situação que alguns Estados se impuseram devido à crise financeira, como o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, entre outros, impõem a necessidade de uma nova reflexão sobre o tema. Nós não podemos ficar eternamente dependentes de um poder centralizado excessivo, isso não é democrático, não é o que queremos”, declarou Ana Amélia. “Precisamos pensar seriamente, quando superada essa crise atual, numa federação mais justa e democrática. Esses são os desafios que vocês têm pela frente”, disse aos procuradores presentes.
A senadora defendeu o respeito à Constituição Federal como a única saída aceitável para a crise pela qual o país passa. “A Constituição, com seus defeitos e acertos, é o único caminho que temos para resolver os nossos problemas. Hoje, por pior que seja a composição atual do Congresso, a via democrática é a única saída que temos para qualquer crise institucional. Não podemos tolerar atalhos na Constituição, pois ela deve ser respeitada”, alertou Ana Amélia.
“Não podemos ser dependentes de um poder centralizado excessivo”, diz senadora Ana Amélia na posse da Anape
