Por Rodrigo Santos
Para nós, da Softplan, participar do o III Encontro Nacional de Procuradores Fiscais foi uma importante oportunidade para melhor entender as expectativas das procuradorias estaduais frente à implantação do processo eletrônico nas varas de execução fiscal dos Tribunais de Justiça em todo o pais.
A participação da Softplan na oficina “Processo Eletrônico e a Automação das Procuradorias”, em palestra intitulada “O impacto do processo eletrônico nas Advocacias Públicas”, proferida pelo diretor de Negócios e Serviços da Softplan – Rodrigo Santos e pelo executivo comercial Ariel Siqueira,permitiu-nos apresentar os benefícios proporcionados pelo SAJ Procuradorias, sistema pioneiro na implementação da execução fiscal eletrônica.
A primeira execução fiscal eletrônica no país foi implementada na Procuradoria Geral do Município de Campo Grande - MS no ano de 2004.Dentre os benefícios apresentados, destacam-se a integração com o processo eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado, a agilidade no recebimento e o acompanhamento de intimações eletrônicas, a eliminação em 100% na tramitação de papéis, maior acessibilidade, transparência e equilíbrio de carga de trabalho entre os procuradores.
No debate com os procuradores participantes, ficou clara uma tendência que já vinha se firmando entre as procuradorias: a cobrança extrajudicial de CDAs. Na oportunidade, apresentamos as funcionalidades do SAJ procuradorias destinadas à gestão eficaz de CDAs enviadas para protesto, por meio de integração com as Centrais de Remessa de Arquivos – utilizadas pelos cartórios, além de recursos para cobrança administrativa.
A participação da Softplan no III Encontro Nacional de Procuradores Fiscais vem fortalecer ainda mais nosso compromisso de “Oferecer soluções que fazem a diferença na vida das pessoas”.
Rodrigo Santos - Diretor de negócios e serviços