46º CNPE é sucesso de público em evento on-line

Nos dias 17 e 18 de novembro, a ANAPE realizou o XLVI Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal pela primeira vez de forma virtual. O evento foi um grande sucesso passando das 2.200 visualizações em mais de 8 horas de transmissão ao vivo. Foram dois dias de programação e um intenso trabalho da Comissão Científica Organizadora até a abertura do evento. À frente da organização, Vicente Braga, presidente da ANAPE, Ivan Luduvice Cunha, 1º vice-presidente da ANAPE; Ana Paula Guadalupe Rocha, diretora do Centro de Estudos Jurídicos da Entidade; e Patrícia Ulson Pizarro Werner, diretora da Escola Nacional de Advocacia Pública Estadual.
“A realização do 46º CNPE enfatizou a relevância da atuação da carreira frente aos momentos importantes do país. A ANAPE teve a honra de promover este grande evento com a presença de convidados nacionais e internacionais para debates de qualidade e fortalecimento da carreira em relação aos atuais desafios da Advocacia Pública. Discutimos as nossas realidades e isso foi fantástico, porque aprimoramos e evoluímos os nossos conhecimentos”, disse Vicente Braga.
A escolha dos nomes dos participantes das quatro mesas de apresentação foi feita de modo criterioso. “Em um momento atípico, buscamos mostrar nos painéis os principais desafios atuais da Advocacia Pública e de que forma os procuradores dos Estados podem se reinventar para continuar o seu trabalho em prol do Estado e da sociedade”, diz Ivan Luduvice.
“Colegas procuradores, autoridades e palestrantes do meio jurídico nacional e internacional trouxeram a todos nós reflexões profundas e de grande relevância sobre a atuação dos procuradores do Estado e DF, ressaltaram as dificuldades a serem enfrentadas neste complexo momento de emergência em saúde pública. Realizar o Congresso desse porte no formato digital foi um grande desafio. Mais uma conquista da ANAPE - abrilhantada pela participação intensa e apoio dos associados”, avalia Patrícia Werner.
A escolha dos mediadores dos painéis também foi planejada. “Nesse momento atípico causado pela pandemia da Covid-19, o tradicional Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, pela primeira vez, foi realizado no formato on-line. O evento destacou a importância da atuação da Advocacia Pública e seus atuais desafios no Brasil e na União Europeia. O altíssimo nível de conhecimento dos palestrantes e mediadores sobre os temas abordados aprimoraram nossas reflexões sobre as dificuldades que ora enfrentamos e para os desafios que o futuro nos reserva”, pontua Ana Paula Guadalupe Rocha.
O público teve participação ativa. “Esse ano tivemos que realizar nosso tradicional Congresso anual de forma virtual e o trabalho da comunicação social da ANAPE foi parte fundamental para o alcance do sucesso deste evento, já que tivemos a participação efetiva dos participantes congressistas, tanto profissionais da área quanto estudantes e acadêmicos de Direito”, diz o diretor de Comunicação Social da ANAPE, Rodrigo Santos.
O papel essencial da carreira obteve destaque em todas as mesas de apresentação. “A consolidação da Advocacia Pública como instituição essencial à Justiça confunde-se com o próprio percurso histórico do Estado de Direito Democrático e Social. Como instituição responsável pela garantia dos interesses do Estado, é papel constitucional da Advocacia Pública zelar pelos princípios do Estado e da socialidade, em favor da concretização de valores materiais previstos na Constituição”, explicou a 2ª vice-presidente da ANAPE e procuradora do Estado da Bahia, Cristiane Santana Guimarães, ao mediar o segundo painel do Congresso.
Como espectadores do Congresso, Daniele Brasil Lerípio, diretora de Inativos da ANAPE, e Marcos Savall, vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas, demostraram satisfação com a realização do evento. “O Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF é certamente um dos eventos jurídicos mais tradicionais e antigos ainda em atividade no país. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, realizamos o evento e mantivemos a tradição de discutir em altíssimo nível os temas mais atuais e importantes na construção da categoria”, disse o procurador Marcos Savall.
“Parabéns aos organizadores do XLVI Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal por, em uma edição inédita, realizada em formato totalmente virtual, conseguiram superar todas as dificuldades inerentes ao formato on-line e mantiveram não só a tradição da realização anual do Congresso, mas também o elevado grau de excelência dos palestrantes convidados como sempre ocorre nos eventos presenciais”, celebrou Daniele Lerípio.

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br