Notícias

ANAPE acompanha entrega de documento a Senadores discutindo medidas para enfrentar a crise

O Presidente da ANAPE, Marcello Terto, e o 1º Vice-Presidente, Telmo Lemos Filho, participaram, na quarta-feira (17/08), no Senado Federal, da entrega do documento com o texto consolidado do seminário “Diálogos em Foco”, realizado no dia 14 de julho, em Brasília, contendo sugestões de saídas para as crises econômica e política e o combate à corrupção.
Os senadores Tasso Jereissatti (PSDB-CE) e Ana Amélia Lemos (PP-RS) receberam as propostas e parabenizaram o grupo pela iniciativa.
Na ocasião, o parlamentar tucano disse que levará as propostas para serem discutidas na reunião de bancada do partido. “Eu acho que é do interesse de todos que têm a consciência de que o Brasil precisa mudar”, disse Jereissati. “O sistema político precisa mudar, o combate à corrupção precisa ser muito mais eficiente e efetivo e fica aqui o nosso compromisso de dar uma repercussão a isso dentro das nossas possibilidades aqui no Senado”, acrescentou.
Conforme destacou aos parlamentares, o organizador do Diálogos Congresso em Foco, Jornalista Sylvio costa, “nesse documento há uma defesa muito forte da valorização do serviço público, uma defesa muito forte da transparência na administração pública como também há uma defesa muito forte de uma mudança no sistema político que permita se chegar a uma representação melhor da população brasileira no que diz respeito à participação das mulheres, dos negros, dos índios, da população LGBT, etc. É um documento que nós gostaríamos muito que merecesse a atenção dos senhores e de outros senadores”, observou.
A Senadora Ana Amélia, que participou no “Diálogos” da mesa que discutiu saídas para enfrentar a corrupção, classificou como positivo o envolvimento de diversos setores na busca de novos caminhos para o país. “Foi muito interessante, um alto nível de debates. Fiquei impressionada”, afirmou a senadora, ao destacar a diversidades de setores presentes no evento. “Todo mundo com o mesmo foco: o Brasil tem que mudar”, concluiu.
Entre as propostas que serão examinadas pelos senadores estão: a defesa de uma reforma tributária que onere menos o consumo e mais a renda; o fim do sigilo dos processos criminais envolvendo políticos; a regulamentação do lobby; a profissionalização da gestão pública; a redução dos cargos comissionados; e a introdução, nos currículos escolares, de conteúdos voltados para a formação política dos cidadãos.
 
17_08_2016_17_52_17
Para o presidente da ANAPE, "esse movimento tende a assumir caráter permanente, porque está muito além das entidades que o integram. Sua preocupação é com ações concretas para melhorar o Brasil, com a qualidade dos serviços que este oferece aos seus cidadãos e com a integridade do patrimônio público. Chegamos ao ponto em que não acreditamos mais em que o mero recrudescimento do aparelho repressor do Estado vá resolver nossos problemas. Precisamos melhorar a gestão pública, a aplicação dos recursos públicos, o nível de profissionalização dos servidores e a efetividade das tantas e boas leis que já existem no país, no dia a dia da Administração Pública."
O 1º vice-presidente Telmo Lemos Filho destacou uma série de medidas que podem ser priorizadas para concretizar o conjunto de propostas da carta-programa. "Nós precisamos aproveitar as grandes questões em discussão neste momento no país, a começar pelas eleições municipais que se aproximam. O foco devem ser medidas concretas, e não meras proposições de alteração legislativas."

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br