A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) reafirma seu compromisso institucional com a promoção de políticas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, aderindo e divulgando as diretrizes da Campanha do Laço Branco — movimento internacional que convoca homens a se posicionarem ativamente pelo fim da violência de gênero.
A presidente do Conselho Deliberativo da Anape, Maria de Lourdes Terto, destaca o papel das campanhas de conscientização e a importância do engajamento masculino. "Buscamos o compromisso dos homens no combate à violência contra as mulheres, para que eles se posicionem, não cometam, não apoiem e não se omitam. O respeito, a igualdade e a segurança são prioridades nossas todos os dias", completou.
O presidente da Anape, Vicente Braga, lembra que a entidade tem ampliado suas frentes de atuação para fortalecer a prevenção e a conscientização. Para ele, combater a violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva e permanente. “Nosso compromisso é promover ações educativas, apoiar iniciativas de proteção e estimular que procuradores e procuradoras sejam agentes ativos na construção de um ambiente profissional e social livre de violência”, afirmou.
Ao longo do ano, a Anape tem fortalecido debates, participado de campanhas nacionais e promovido eventos que abordam direitos humanos, equidade de gênero e mecanismos de enfrentamento às diversas formas de violência contra mulheres. As iniciativas integram a missão institucional de contribuir para um serviço público mais justo, inclusivo e comprometido com a defesa da dignidade humana.
