De acordo com o Diretor de Convênios da ANAPE, Cláudio Cairo Gonçalves, a iniciativa se volta para capacitar os Associados da ANAPE na atuação como representantes dos Estados nos procedimentos arbitrais e de mediação.

O Presidente do CAESP, Cassio Ferreira Neto, fez questão de comparecer pessoalmente ao evento de assinatura do convênio, quando da palestra do Prof. Gustavo Justino de Oliveira, que falou sobre Arbitragem e Poder Público para os membros do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do DF-CNPGE, afirmando o grande passo que estava sendo dado, no sentido de aproximação institucional das entidades.
O Presidente da ANAPE, Marcello Terto, registrou a necessidade de adoção de meios alternativos de conflitos e que os Procuradores dos Estados e do DF precisam estar atentos a esta nova realidade. Com referência aos próximos passos, o Diretor do Centro de Estudos da ANAPE, Fabio Capucho, afirmou que agora serão discutidos os aspectos principais do Plano de Trabalho, pois a meta é iniciarmos um Curso sobre Arbitragem no primeiro semestre de 2017, já em plataforma EAD.