Associação dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE) reuniu-se com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, nesta quinta-feira (20/6), no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju. A entidade entregou ao chefe do Executivo local a medalha dos 40 anos da ANAPE. Também estiveram no encontro o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, e o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), Augusto Mèlo.
A honraria prestigia pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à classe dos procuradores de Estado. "Fábio Mitidieri sempre foi um parceiro atuante. A ANAPE completou 40 anos, e o seu nome não poderia deixar de estar no rol de homenageados, por toda parceria e confiança na nossa classe. Reforçamos que, para a procuradoria, não existe um não e, sim, um melhor caminho”, afirmou Vicente Braga.
O governador, por sua vez, agradeceu a honraria e destacou a relação de parceria entre o governo e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Nós temos uma procuradoria que é parceira do Estado, e a gente procura criar uma relação muito propositiva. Quando iniciamos qualquer projeto, consultamos a procuradoria. Se há algo que não deve ser daquela forma do ponto de vista jurídico, ela apresenta um caminho ou solução", enalteceu Mitidieri.
Além da homenagem, a ANAPE e a APESE também levaram temas urgentes para a advocacia pública nacional e de Sergipe. Entre eles, está a aprovação da PEC 17/2024, que concede autonomia orçamentária às procuradorias em todo o país.