Com ASCOM PGE/BA
O Diretor do Centro de Estudos Jurídicos da ANAPE, Fabio Jun Capucho, participou nos dias 25 e 26 de fevereiro da 12ª Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Fonace), em Salvador. O Procurador-Geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho, destacou na abertura do evento a necessidade de se investir no Fórum e nas escolas e centros de estudos, pois, segundo ele, além de ser um lugar de aprendizado, troca de experiências e apoio recíproco, são centros de produção científica.
“As escolas e centros de estudos, de um modo geral, têm papel muito importante dentro das instituições e por isso devem deixar de ser um espaço complementar para se tornarem um espaço de estudo, cultura e desenvolvimento institucional. A formação contínua deve estar na base de toda organização que tem visão estratégica, por isso entendo que precisamos recentralizar e redimensionar os centros de estudos. Eles podem e devem dar importantes contribuições. Temos que estimular buscar novos instrumentos de gestão, colocá-los a serviço das instituições”, afirmou.
O Fórum é um espaço para troca de experiências e aprimoramento das práticas de educação corporativa e gestão do conhecimento nos âmbitos das Procuradorias Gerais dos Estados. Desta vez, entretanto, além de debater temas de interesse comum a todas as unidades da Federação, o Fonace aproveita a ocasião para oferecer aos integrantes e demais convidados uma capacitação na área de gestão pública, matéria na qual a Procuradoria do Estado da Bahia é considerada hoje referência nacional.
“Precisamos evoluir no nosso trabalho, fazer melhor do que já fazemos e unidos conseguiremos muito mais. A união é, sem dúvida, a melhor maneira de alcançarmos nossos objetivos. É por isso que cooperação humana é tão importante. Porque gera, além da solidariedade, resultados que podem redundar no alcance dos interesses públicos, que é o nosso maior objetivo enquanto servidores, procuradores, pessoas que estão inseridas no contexto de Estado.”, ressaltou a procuradora chefe do Centro de Estudos da PGE-BA, Alzemeri Martins Ribeiro de Brito.
Durante o encontro, as especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental Fabiana Alves de Lima e Neube Bonfim ministraram para os participantes da reunião um mini curso sobre gerenciamento de projetos. Neube Bonfim falou sobre o planejamento estratégico da PGE, sua elaboração e atual fase de implementação. Fabiana Alves, por sua vez, discorreu sobre gestão de projetos.