A direção da ANAPE prestigiou no início da noite desta terça-feira (21/10), no auditório do Riocentro, o debate promovido pela CFOAB na XXII Conferencia Nacional dos Advogados perante uma platéia de aproximadamente 2 mil advogados entre a coordenação de campanha dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a cinco dias do segundo turno presidencial. Antes do início, o Presidente da ANAPE, Marcello Terto e o 2ª Vice-Presidente da entidade Jaime Napoles Villela conversaram com os debatedores na sala VIP do Riocentro.
Mediado pelo presidente da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o encontro entre o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o senador eleito Antônio Anastasia, foi um dos momentos de destaque da Conferência.O Presidente Marcus Vinicius ressaltou os três principais temas a serem abordados: Reforma Política Democrática, Plano de Combate à Corrupção e Carta do Contribuinte Brasileiro. “É um momento histórico realizar um debate como esse dentro da Conferência Nacional dos Advogados. É possível, sim, acreditar no Brasil em um debate de propostas como esse entre duas figuras públicas tão respeitadas”, ressaltou o presidente da OAB.
Anastasia e Mercadante ressaltaram a importância da proposta de Reforma Política da OAB. “É a mãe de todas as reformas. É o sentimento de toda a classe política essa necessidade. Certamente a coordenação da OAB será fundamental para termos os debates no Congresso, para discutir com a sociedade qual é a reforma política mais adequada”, argumentou Anastasia.
O poder econômico não pode ser protagonista das eleições”, defendeu Mercadante. O ministro destacou avanços do país nos últimos anos, incluindo questões voltadas para os advogados, como a suspensão da tentativa de criação de novos cursos de Direito e a supervisão da qualidade das faculdades do país.TCT