Anastasia envia ao Legislativo PEC para AGE de carreira em MG

Fonte: Ascom-APEMINAS

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, encaminhou para a Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda à Constituição que define que o Chefe da Advocacia Pública do Estado será escolhido entre os membros da carreira. Segundo o Anastasia a medida representa considerável e positivo avanço, motivo pelo qual espera que a Assembleia, a contemple com a prioridade compatível com sua importância
Na mensagem encaminhada ao Presidente da Assembleia Legiaslativa, Anastasia observa também que a alteração na norma constitucional integra a reforma administrativa implementada naquele estado e conhecida como “Choque de Gestão”, que tem entre os seus pilares o princípio de meritocracia e a valorização dos servidores vocacionados para a causa pública.
O Governador destaca ainda que os 465 Procuradores responsáveis pela representação judicial e extrajudicial do Estado, consultoria e o assessoramento jurídicos do Poder Executivo, possuem grande conhecimento jurídico e notável experiência na advocacia pública. Assim sendo, reitera o Chefe do Executivo mineiro, “Nada mais lógico e prudente que os Procuradores do Estado sejam chefiados por um integrante da Carreira da Advocacia Pública, em homenagem à boa organização administrativa, à coerência e à continuidade do mister”, pondera Anastasia.
 
Proposta de Emenda à Constituição
 
Altera o § 1º do art. 128 da Constituição do Estado.
 
Art. 1º  O § 1º do art. 128 da Constituição do Estado passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 128.  ..................................................................................................................
 
§ 1º  A Advocacia-Geral do Estado será chefiada pelo Advogado-Geral do Estado, nomeado pelo Governador entre Procuradores do Estado, estáveis, integrantes da carreira da Advocacia Pública do Estado, maiores de trinta e cinco anos.”
Art. 2º  Esta emenda à Constituição entra em vigor na data de sua publicação.

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br