Artigo do presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga, abordando a relação direta entre a violência política e eleitoral e a erosão dos valores democráticos foi destaque no jornal O Globo, nesta terça-feira (24). O procurador alertou para a importância do tema neste ano de eleições municipais.
No texto, Vicente Braga ressalta que o ambiente político deve fomentar debates e ideias e não constituir um campo de batalha, ainda mais em um contexto de financiamento público das campanhas, com dinheiro dos contribuintes. Esses recursos devem ser utilizados para garantir o acesso da população à informação e não fomentar uma busca por likes e engajamento baseadas em ataques a outros candidatos. “Quando a política se transforma em guerra, perdemos a capacidade de dialogar e encontrar soluções em comum”, afirmou.
O presidente da Anape destaca o papel das redes sociais no cenário de polarização e intolerância no país e no mundo, e que cabe à Justiça Eleitoral punir com severidade episódios de violência. Vicente Braga ressalta ainda a necessidade de participação da sociedade para mudar esse cenário. “O primeiro passo está nas próprias urnas. É preciso lembrar que o povo também tem poder de determinar o rumo que a sociedade tomará”, concluiu.
Para ler a íntegra do artigo clique aqui