A abertura do 51º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE) foi marcada pela entrega da Medalha de 40 anos da Anape, honraria concedida a indivíduos e entidades que contribuem de forma relevante para o fortalecimento e o desenvolvimento da advocacia pública.
O primeiro a receber a condecoração foi o presidente da Anape, Vicente Braga, reconhecido pela sua gestão à frente da entidade. Em seguida, ele conduziu a entrega das demais homenagens.
Entre os agraciados, estava a filha do procurador Evandro Dias Costa, Maria Letícia de Athayde Costa, que recebeu a medalha em homenagem póstuma ao pai, um dos grandes nomes da advocacia pública e membro da primeira diretoria da Anape.
Foram também homenageados o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; o governador do Ceará, Elmano de Freitas da Costa, representado pela governadora em exercício, Jade Romero; o advogado-geral da União, Jorge Messias; a presidente do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), Inês Coimbra; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Sá Barreto Leitão; o procurador-geral do Estado do Ceará, Rafael Machado Moraes; e o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará, Leonardo Gonçalves Santana Borges.
A homenagem reflete o compromisso da Anape em valorizar personalidades que, ao longo de suas trajetórias, têm se dedicado à defesa das prerrogativas, ao fortalecimento institucional e à consolidação da advocacia pública como função essencial à Justiça e ao Estado Democrático de Direito.