O 43º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que ocorrerá em São Paulo de 11 a 14 de setembro, é o maior evento das carreiras jurídicas de Estado do Brasil, avalia o presidente nacional da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Telmo Filho.
O congresso é organizado pela Anape e pela Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp). A abertura será na Sala São Paulo, na noite da próxima 2ª feira (11).
“A troca de experiências entre o público participante será importante para a identificação dos cenários e os futuros desafios vividos pelo Brasil nesse momento de crise institucional e econômica. Faremos um grande evento, que será encerrado de forma magistral com a palestra do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso”, diz Telmo Filho.
Serão objeto de reflexões e proposições durante o evento a relação de equilíbrio entre os Poderes, os mecanismos de fortalecimento da democracia, a política nacional de segurança pública e do sistema penitenciário, o combate à corrupção e à sonegação, as novas fontes de custeio da previdência, a atuação e fortalecimento da advocacia pública, a regulação dos serviços públicos.
O 1º Vice-Presidente da Anape, Bruno Hazan, destaca a oportunidade que o evento oferece na integração entre os membros da Advocacia Pública. “O Congresso Nacional de Procuradores é o maior evento anual da carreira e proporciona uma grande troca de experiências entre colegas de todos os estados do Brasil, além de ser uma oportunidade única de congraçamento dos Procuradores”, explica Hazan.
O Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Anape, Cláudio Cairo Gonçalves, salienta que o tema desta edição será “Reflexões e Desafios da Advocacia Pública para a Superação da Crise do País e para o Fortalecimento da Democracia”.
"Teremos procuradores de todo o Brasil reunidos em São Paulo. A ideia central é discutirmos as alternativas para vencermos essa brutal crise institucional também através de iniciativas da Advocacia Pública. Durante o encontro também acontecerá a defesa de teses de muitos participantes. Por esse e outros motivos, estamos com grandes expectativas. Vamos discutir nossa realidade, trocar experiências e apresentar as nossas conclusões sobre os desafios que se apresentam”, diz Cláudio Cairo.
O 43º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal terá o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Em 2017 o Congresso estará em sua quadragésima terceira edição, retornando às suas origens, pois a primeira edição do evento ocorreu em 1969.