Em clima de despedida, os membros da gestão eleita para o triênio 2017-2020, que se encerrou na tarde de quinta-feira (4), realizaram a última reunião do Conselho Deliberativo. Com presença maciça de diretores da ANAPE e presidentes das Associações Estaduais e Distrital, o encontro ocorreu de forma virtual, na manhã do mesmo dia. Em pauta, o balanço da atuação, a prestação de contas da Associação no período e a agenda jurídica no Supremo Tribunal Federal.
O presidente da ANAPE fez uma retrospectiva dos últimos três anos, destacando o trabalho de resistência às violações da autonomia e das prerrogativas deferidas à Advocacia Pública. Ele agradeceu o trabalho prestado em defesa das prerrogativas da carreira. “Estou fechando hoje um ciclo, que foi gratificante, muito bom, mas ele é um ciclo que não se faz sozinho. Quero agradecer a todos os presidentes estaduais que estiveram conosco. Concluímos a gestão com uma amizade fraternal. A jornada só pode ser cumprida porque vocês estavam comigo”, ressaltou.
Durante a reunião, o diretor Administrativo e Financeiro Adjunto, Marcelo Mendes, apresentou a prestação de contas da entidade. De acordo com o relatório, nesse último triênio, a Associação teve resultados superavitários, mais que triplicando a disponibilidade financeira da ANAPE.
Já a diretora de Filiação e Convênios, Fabiana Barth, destacou em seu relatório a ampliação de benefícios ofertados aos associados. Nos últimos três anos, foram firmadas parcerias com o Instituto Justiça e Cidadania, Banco Safra, Bradesco (Apólice de Seguro de Vida) e iniciada negociação com a Amil para ofertar um plano de saúde de abrangência nacional.
O diretor Jurídico e de Prerrogativas e novo presidente do Conselho Fiscal, Helder Barros, trouxe o balanço de atividades da em defesa das prerrogativas da carreira, destacando a vitória da consolidação da interpretação do alcance do artigo 132 da Constituição Federal e a resistência com relação aos questionamentos da percepção dos honorários sucumbenciais pelos Procuradores dos Estados e do DF. Ele aproveitou também para elogiar aos membros da gestão 2017-2020 e desejar sucesso à nova diretoria. “É uma honra para mim compor o Conselho Fiscal da nova gestão. Tenho muita fé no novo presidente.”
O diretor de Assuntos Legislativos e presidente eleito para o triênio 2020-2023, fez os agradecimentos aos membros da gestão, em especial ao presidente da ANAPE, ao 1º vice-presidente, Bruno Hazan, ao 2º vice-presidente, Carlos Alberto Rohrmann, e ao diretor Jurídico e de Prerrogativas. “Parabéns e muito obrigada, enquanto associado e diretor. Todos têm o meu respeito”. Sobre a nova gestão, ele ressaltou que buscará a união da categoria. “São momentos difíceis, momentos incertos.”
A Presidente do Conselho Deliberativo e diretora de Previdência da nova gestão, Sanny Japiassu, ressaltou o orgulho de ter presidido o CD, que na última reunião contou com a presença de Marcello Terto e Juliano Dossena, ex-presidentes da Associação. Ela também destacou a felicidade em passar a presidência para o Procurador do Estado de Alagoas Roberto Tavares Mendes Filho. “Continuo na ANAPE e estaremos sempre à disposição nessa luta permanente por melhores dias na Advocacia Pública.”