Notícias

Governador destaca importância da atuação dos procuradores durante posse em Goiás

Por Ascom Governo de Goiás.
Procuradores foram aprovados em concurso público realizado em 2013
Os 11 novos procuradores-gerais do Estado de Goiás tomaram posse na segunda-feira, dia 15, durante solenidade realizada no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A cerimônia foi prestigiada pelo Presidente da ANAPE, Marcello Terto. O governador Marconi Perillo afirmou que a ocasião é bastante expressiva porque completa o quadro da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que nas palavras dele, “representa e defende interesses de seis milhões e meio de goianos e o faz com muita competência e lealdade aos princípios básicos que norteiam a alta administração pública”. Segundo o governador, por meio da atuação dos procuradores, todos os anos são economizados centenas de milhões de reais para os cofres estaduais, recursos que são destinados a melhorias de serviços e a realização de projetos e programas. “Hoje, ao empossar 11 procuradores de Estado, preenchemos o quadro de profissionais previsto na Lei Orgânica da PGE. Algo inédito nos 50 anos de existência do órgão. Com a atuação dos nossos procuradores, na defesa dos interesses de Goiás, economizamos todos os anos algumas centenas de milhões de reais para os cofres estaduais, gerando recursos que são destinados à melhoria de serviços e à realização de projetos e programas para beneficiar a população. Sempre procuramos apoiar e colaborar com a categoria ao longo dos nossos três mandatos. O compromisso que temos é o de continuar fortalecendo a PGE. Vamos agora pensar em uma sede melhor para a Procuradoria no ano que vem até que possamos construir uma definitiva e adequada.”, conclui Perillo.
novosprocuradores1jpg
Marconi lembrou que neste ano a PGE obteve uma vitória após uma batalha judicial que se arrastou por mais de 30 anos pela demarcação da divisa com o Estado da Bahia. “Conseguimos pôr fim a um litígio que durou décadas entre Goiás e o Estado da Bahia e, finalmente neste ano, o STF deu ganho de causa ao Estado de Goiás em uma ação iniciada e acompanhada permanentemente pelos nossos procuradores com sustentação oral no STF. Somente esta causa vai representar anualmente aproximadamente R$ 1 bilhão a mais com a produção daquela região na divisa de Goiás com o Estado da Bahia. São 45 mil hectares anexados finalmente a Goiás. Uma área que era nossa, mas que estava apropriada pelo Estado vizinho. Somente por esta ação dá pra gente ter a percepção do quanto é importante essa carreira”, ressaltou.
novosprocuradores4
O governador destacou também que buscou colaborar para o fortalecimento da PGE à frente do Executivo, instituindo a obrigatoriedade de que os procuradores-gerais sejam dos quadros efetivos há cerca de 14 anos. Antes, o cargo não era privativo dos procuradores. “Sempre fui muito bem assessorado e se temos uma legislação muito boa na área das organizações sociais foi graças à PGE. O compromisso que eu tenho é o de continuar colaborando e apoiando a PGE. Vamos partir agora para uma sede melhor no ano que vem até que se construa uma outra”, frisou Marconi.
Foram empossados: Rodrigo Ganem, Helianny Siqueira A.G.de Andrade, Marcelo Carlos Maia Pinto, Rafael Vasconcelos Noleto, Virginia Souza Bontempo, Ariana Vieira Nunes Caixeta, Marina Regazzoni de Morais, Bruna Rodrigues Tannus, Bernardo Mafia Vieira,  Patrícia Vieira Junker e Rodrigo de Luqui Almeida Silva.
novosprocuradores2
Atuação - O procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, disse que ficou honrado de participar da cerimônia que completou o quadro do órgão e falou sobre a importância de sua atuação. Segundo Tocantins, o concurso público para procurador do Estado de Goiás é um dos mais concorridos do País, o que revela a qualificação dos aprovados. “São pessoas extremamente qualificadas e comprometidas para aperfeiçoar e viabilizar políticas públicas como no caso das Organizações Sociais, da venda de ações da Eletrobras essa ação trintenária com o Estado da Bahia, na subdelegação de esgotamento sanitário, permitindo que se atinja as metas em um prazo muito mais curto”, conclui.

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br