As ações da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) voltadas à promoção da equidade de gênero e da diversidade ganharam repercussão em matéria publicada pelo portal Migalhas. A entidade tem realizado iniciativas, parcerias e programas voltados à inclusão, o que garante um ambiente institucional cada vez mais plural e representativo.
O conteúdo evidencia o avanço institucional da Anape na construção de políticas permanentes de inclusão, em especial após a reforma do estatuto social que incorporou expressamente princípios de pluralidade, igualdade e representatividade. Entre os pontos ressaltados pelo portal, está a regra que assegura a presença mínima de 50% de mulheres e 20% de pessoas negras, indígenas ou pardas na composição das chapas diretivas.
O tema ganhou relevância na gestão do presidente da Anape, Vicente Braga, que consolidou a agenda de diversidade como um eixo das políticas internas da entidade, estimulando ações contínuas de valorização profissional, reforço institucional e fortalecimento das pautas de direitos humanos.
