A abertura do 51º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE), em Fortaleza, foi marcada por um momento de grande emoção com a homenagem ao procurador Evandro Dias Costa, um dos grandes nomes da advocacia pública brasileira e integrante da primeira diretoria da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape).
Um vídeo exibido durante a solenidade relembrou passagens de sua vida pessoal e profissional, destacando sua trajetória de relevantes serviços prestados à advocacia pública e sua atuação firme no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação. No último CNPE, o procurador já havia sido reconhecido com a Medalha Esperança Garcia, concedida pela Anape.
Na cerimônia, a filha de Evandro Costa, Maria Letícia Costa de Athayde Costa, recebeu das mãos do presidente da Anape, Vicente Braga, a Medalha de 40 anos da Anape, entregue em homenagem póstuma ao procurador. A honraria, a partir de agora, passa a se chamar “Medalha Evandro Dias Costa”, perpetuando seu legado e sua contribuição inestimável para a advocacia pública e para a sociedade.