Nota de repúdio

A Associação dos Procuradores do Estado do Amapá (APEAP) e a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE) vêm a público manifestar, de forma veemente, seu repúdio aos ataques e inverdades disseminadas contra o Procurador do Estado do Amapá, Narson Galeno. Com 29 anos de advocacia, o Dr. Narson construiu uma carreira irrepreensível, pautada pela ética, competência e integridade, jamais tendo seu nome associado a qualquer episódio desabonador que pudesse comprometer sua honra.

A advocacia pública é uma atividade essencial ao funcionamento da justiça e à defesa do interesse público. Os procuradores do estado, como advogados, são submetidos ao Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), exigindo registro ativo na instituição para o exercício de suas funções. A OAB, portanto, é um pilar fundamental na atuação de cada procurador, reforçando seu compromisso com a legalidade, a justiça e a proteção dos direitos dos cidadãos.

É natural que, em processos eleitorais de disputa de conselhos de classe, como o da OAB, haja a participação de procuradores de estado. Aliás, é desejável o engajamento da advocacia pública por meio de seus membros, contribuindo para o fortalecimento das instituições e para a defesa de uma advocacia comprometida com a ética e a justiça. A APEAP e a ANAPE promovem, em todas as eleições, encontros para que os advogados públicos possam, de forma democrática e consciente, discutir os rumos e o futuro da OAB, instituição que rege sua prática profissional. Ressaltamos que esses encontros são realizados em espaços privados e externos ao órgão público, assegurando que a participação seja voluntária, respeitosa e livre de pressões.

Repudiamos, de forma contundente, a campanha difamatória, antidemocrática e desleal promovida por detratores que visam deturpar a reputação e os valores de profissionais sérios e comprometidos com o interesse público. Ao disseminar informações falsas e mal-intencionadas, esses detratores não apenas tentam manchar a imagem do Dr. Narson Galeno, mas também desrespeitam toda a classe de advogados públicos que atua incansavelmente em prol da sociedade e da justiça.

Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a verdade, a ética e o respeito aos princípios constitucionais. Não toleraremos, sob nenhuma hipótese, qualquer tentativa de manchar a honra e a dignidade de nossos associados.

Davi Evangelista
Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amapá (APEAP)

Vicente Braga
Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (ANAPE)

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br