Parlamentares mineiros recebem a direção da ANAPE

As reuniões com parlamentares com vistas a conscientizá-los quanto à importância dos projetos de interesse dos Procuradores de Estado que tramitam no Congresso Nacional teve continuidade nesta quarta-feira (03/07) com membros da bancada de Minas Gerais. Na audiência solicitada pelo Presidente da APEMINAS, Jaime Nápoles Vilella, ao deputado Bernardo Santana (PR/MG) a comitiva integrada pelo Presidente da ANAPE, Marcello Terto, os presidentes Telmo Lemos Filho (APERGS) e Santuzza da Costa Pereira (APES), e as presenças do secretário-geral da entidade Bruno Hazan, do diretor de Prerrogativas, Marcos Savall e da diretora social Fabiana da Cunha Barth, pediu apoio para a aprovação da PEC 82/2007 que trata da autonomia funcional e das prerrogativas aos membros das Procuradorias dos Estados.
Terto informou que no dia 03 de setembro, as entidades represent5ativas da Advocacia Pública  nas três esferas (federal, estadual e municipal) vão realizar uma mobilização nacional, buscando conscientizar a população e alertar a classe política quanto ao desequilíbrio de armas existentes entre as carreiras essenciais à justiça. A Procuradoria-Geral é a única instituição que não possui autonomia administrativa.
O parlamentar louvou a iniciativa do movimento ao tempo em que reconheceu a relevância da PEC 82/07 e assegurou apoio à aprovação. Santana observou ainda, que o momento é propício e que o mote do fortalecimento das instituições essenciais à justiça conta com o apoio das ruas, ainda mais, se for considerada que a instituição é o primeiro obstáculo à corrupção. além do fato das Procuradorias serem o único órgão que ainda não teve a sua autonomia administrativa assegurada na Constituição Federal.
Por sua vez, o deputado Odair Cunha (PT-MG), se mostrou receptivo ao pleito, salientou, porém, que antes iria conversar com o Ministro da AGU,  Luis Inácio Adams, para conhecer a posição do amigo sobre a PEC 82/07, uma vez que teme as conseqüências que a medida poderá acarretar aos pequenos municípios.

Logo-Anape

Endereço

  • SCS | QUADRA 01
  • BLOCO E SALA 1001
  • EDIFÍCIO CEARÁ | BRASÍLIA-DF

Contatos

  • 61.3224.4205
  • 61.3963.7515
  • anape@anape.org.br