O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga, participou nesta segunda-feira (7) do Fórum O Otimista Brasil 2025, em São Paulo. O procurador moderou o painel "Cultura de Paz e Segurança", composto pelo senador Ciro Nogueira (PI/PP), pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e pelo membro da Coordenadoria de Políticas de Segurança Pública e Defesa Social da SSP/SP Rodrigo Vilardi.
Em sua fala, Vicente destacou a importância do debate público diante do cenário de violência que assola o país. Ele mencionou o caso de Fortaleza (CE), que tem sofrido com a ocupação de facções criminosas, e explicou que as ações desses grupos têm se tornado rotina por todo o Brasil, inclusive com atuações nos mercados lícitos, de forma irregular.
Durante a mediação, o presidente da Anape fez considerações sobre a falta de políticas públicas brasileiras e como isso afeta a população. "Em um país em que se gasta mais dinheiro com presos, proporcionalmente, do que com crianças na escola, é difícil a gente ser um país do presente [...] vamos sempre continuar sendo um país do futuro. Tem que se investir mais na educação, tem que se investir mais nas escolas", afirmou.