O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga, participou da abertura do Encontro dos Procuradores do Estado de Pernambuco, nesta quarta-feira (20). Durante seu discurso, ele enfatizou a relevância do trabalho das procuradorias nas políticas públicas do país e parabenizou a atuação da PGE-PE.
Vicente também lembrou que a atuação dos procuradores é essencial para garantir que os gestores públicos possam atuar com respaldo jurídico e de forma mais eficiente. Ele destacou o trabalho da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que é procuradora do Estado e foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governador.
“Nosso papel é permitir que nossos governantes eleitos façam as devidas entregas à parcela da sociedade que mais precisa. É entender que, atrás de cada folha de papel dentro de um processo, existem vidas que devemos cuidar. Não podemos deixar que o apagão das canetas ou uma interpretação negativa tire o direito social de um cidadão do estado de Pernambuco”, completou.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, mencionou a importância da Procuradoria do Estado de Pernambuco e desse trabalho em consonância. “ Estou temporariamente ocupando o mandato e o posto de governadora do estado, mas a procuradoria é minha casa, é minha referência, é aqui que eu busco sempre as melhores inspirações para seguir em frente e os nossos mandatos”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da Anape reiterou o convite para o 51º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE), que acontecerá de 22 a 26 de setembro, em Fortaleza-CE. O evento é o maior encontro jurídico do país e reúne membros da advocacia pública de todo o Brasil, além de juristas e autoridades.