O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga, participou, ao lado da diretora de Direitos Humanos da entidade, Cristiane Guimarães, do Encontro Regional das Defensoras e dos Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste, realizado em Fortaleza.
Os representantes da Anape integraram o painel “Cuidar de quem cuida: a importância da saúde mental no cotidiano defensorial”, que promoveu um debate sobre os desafios emocionais e psicológicos enfrentados pelos profissionais que atuam na defesa dos direitos da população.
Vicente destacou que a pandemia foi um marco que transformou profundamente as dinâmicas de trabalho. Segundo ele, “ Isso despertou o interesse na Anape de estudar o que estava sendo enfrentado pelos colegas e o que poderia ser entregue em forma de benefício, de assessoria, para melhorar a qualidade deles no ambiente de trabalho.”
A diretora de Direitos Humanos da Anape, Cristiane Guimarães, ressaltou que o fortalecimento de políticas institucionais voltadas à saúde mental é essencial para a promoção de ambientes mais acolhedores e sustentáveis no serviço público.
A iniciativa é promovida pela ANADEP, com apoio das Associações Estaduais ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEMA, ADPEP, APDP, ADEPEPE, APIDEP, ADPERN, ADEPRO, ADPERR, ADPESE e ADPETO, tendo a ADPEC como anfitriã desta edição.
