O segundo dia de trabalhos do XXXIX Congresso Nacional dos Procuradores de Estado, em Porto de Galinhas - Pernambuco, reservou a parte da manhã para as reuniões do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais e do Colégio Nacional dos Corregedores, além de reuniões setoriais. O Presidente da ANAPE, Marcello Terto, acompanhado dos Vice-Presidentes, Telmo Lemos Filho e Jaime Nápoles Vilella, participou das discussões para dar as boas-vindas aos participantes.
Na abertura dos trabalhos do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais de Estado foi reservado espaço na pauta para a participação da ANAPE, representada pelo Presidente, Marcello Terto, e pelo 1º Vice-Presidente, Telmo Lemos Filho, que ressaltaram a atuação conjunta que a entidade e o CNPG vêm mantendo junto à Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário.
Terto fez referência à reivindicação para a realização de um novo Diagnóstico para a Advocacia Pública, porém, exclusivamente dirigido às Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal. Outro tópico abordado foi a atuação da entidade junto ao Congresso Nacional para agilizar a tramitação das matérias de interesse doa Procuradores, principalmente, em defesa das prerrogativas da classe e, na discussão do novo CPC.
Já na reunião do Colégio de Corregedores a direção da ANAPE foi convidada a participar das discussões sobre a autonomia das Procuradorias-Gerais. Oportunidade, em que foi destacado o trabalho feito no Congresso para instalar a Comissão Especial que irá discutir a PEC 82/2007. Terto também ressaltou a ação que propiciou a aliança da Advocacia Pública nas três esferas: união, estados e municípios e que culminou no movimento em defesa da Advocacia Pública.
A tarde, em sete auditórios, teve inicio a apresentação das 76 teses inscritas no Congresso.